Bom, para quem não sabe o plantão de dúvidas são posts baseados em dúvidas que são enviadas para meu e-mail.
Uma dúvida recorrente é sobre treinar descalço ou não. Me pergutaram se para fazer um treino funcional é obrigatório ficar descalço.
Treinado descalço aumentamos a sensibilidade na sola dos pés, isso pode fazer com que os proprioceptores recebam uma estimulação maior.
E isso pode ser muito benéfico. Porém durante nossas atividades diárias quando é que ficamos descalços? Às vezes nem em casa, no momento de maior relaxamento, ficamos descalços. Na praia e às vezes mesmo no banho usamos chinelo.
E isso pode ser muito benéfico. Porém durante nossas atividades diárias quando é que ficamos descalços? Às vezes nem em casa, no momento de maior relaxamento, ficamos descalços. Na praia e às vezes mesmo no banho usamos chinelo.
Eu gosto do principio do FMS, se treinamos para melhorar as atividade do nosso cotidiano e a maior parte do tempo estamos utilizando um calçado, eu treinaria com tênis. Mas se o treino visa a melhoria em um esporte especifico por exemplo jiu-jitsu ou surfe, que são praticados sem calçados, eu treinaria descalço.
Acho interessante a variação de estímulos, com uma vez ou outra durante o treino pedir para realizar um exercício descalço e na série seguinte realizar sem o tênis. Por exemplo: Realiza o exercício de avanço uma vez com tênis e depois sem tênis. Dessa forma o aluno consegue perceber melhor a diferença, do que treinar um dia descalço e outro dia com tênis.
Em alguns esporte como basquete e vôlei, em que os atletas jogam com suportes no tornozelo, acho importante realizar exercícios que envolvam equilíbrio unipodal e sem nenhum tipo de calçado, isso porque os suportes fazem com que alguns músculos fiquem sem receber estímulos deixando a musculatura destreinada.
Existe o caso de crianças com pés planos, que são recomendadas à andar descalças o maior tempo possível, isso é um caso especifico e que serve para evitar um desvio postural.
Em resumo, treinar ou não descalço depende dos objetivo que se pretende atingir com o treino. Acho importante variar os estímulos mas sempre deixar uma predominância para a o mais próximo da realidade do aluno.
PS. Antes que me perguntem sobre corrida descalço, eu já me adianto dizendo que esse será o tema de um outro post.
Até a próxima
Treine FUNcionalmente!